O que é um resistor?

Resistores. Fonte: internet

Um resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado (em praticamente todos os circuitos eletrônicos) com o fim de transformar energia elétrica em térmica com efeito joule ou limitar a corrente elétrica que se passa por ele.

Os resistores possuem várias categorias de dissipação, as mais comuns são entre 1/8 W até 1/2 W, a dissipação nada mais é do que a quantidade de calor que ele pode transferir para o ambiente.

Os materiais mais comuns de resistores são de carbono ou película metálica, que possuem baixa dissipação.

Você deve levar em conta na hora de comprar um resistor a resistência ohmica dele (ohm é a unidade de medida do resistor, simbolizado pela letra omega Ω .) e a potência, utilize a primeira lei de ohm para calculo do valor do resistor que atenda a sua necessidade.

(Caso você não saiba como ler um resistor, clique aqui, temos um post explicando passo a passo de como fazer.)

Resistor é um componente passivo no circuito, ou seja, ele consome energia para trabalhar, causando assim uma perda de energia indesejada no circuito.

Caso você tenha dúvidas se um resistor está bom ou se está aberto (aberto significa resistência infinita, sem qualquer passagem de corrente), basta realizar a medição com um multímetro.

Este texto é simples mas a intenção é simplesmente mostrar o que é e como funciona um resistor.

Espero que tenha gostado, curta, compartilhe e comente, esse pequeno gesto já ajuda bastante.

Obrigado :).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.