Tipos de Motores Elétricos

Motor elétrico. Fonte: Internet

Quer saber quem foi o inventor do motor elétrico?

Temos dois tipos de motores, os CA e os CC.

Motores elétricos de corrente alternada (CA), são motores alimentados por circuitos normalmente trifásicos de corrente alternada, transformando tensão e frequência em energia mecânica, já os motores de corrente contínua (CC), são motores alimentados por um polo positivo e outro negativo utilizando o mesmo principio do motor CA, utilizando campos eletromagnéticos para gerar energia mecânica e realizar o trabalho. Basicamente ele utiliza os campos magnéticos para gerar força rotacional movendo o rotor através das bobinas elétricas em seu interior.

Estes motores são utilizados em diversos sistemas, seja para mover uma esteira como elevadores, possuem muitas aplicações, utilizados desde residências até industrias. São constituídos de dois componentes: estator e rotor.


Estator e Rotor. Fonte: Internet
  • Estator: O estator é a parte fixa do motor, é um anel de metal com enrolamentos de fios de cobre isolados (bobinas) em um núcleo de aço.
  • Rotor: Consiste em uma haste, com barras condutoras uniformemente espaçadas em seu núcleo. Durante o trabalho, o rotor interage com o campo magnético gerando velocidade e torque. Ele está alojado dentro do involucro (parte externa) de forma a controlar o calor gerado e evitar danos.

A diferença entre o motor CA (Corrente Alternada) e CC (Corrente Contínua)  além da forma de alimentação, é o controle de velocidade. Em motores CC, você varia a velocidade controlando a tensão aplicada sobre este motor, enquanto o motor CA você controla através da frequência e corrente aplicadas.


Motor de corrente contínua. Fonte: Internet

Normalmente motores CA são mais baratos e mais utilizados em aplicações de velocidade constante, enquanto os motores CC são utilizados quando você necessita de regulagem de velocidade a todo momento, exemplo: em uma esteira de produção, que a velocidade da esteira depende da produção, quanto maior a produção, mais rápida vai trabalhar. Em ambientes industriais você já consegue observar motores CA com inversores de frequência.

Veja abaixo no vídeo como um motor de indução funciona.

Temos publicações específicas sobre cada tipo de motor, veja mais na categoria elétrica.

Continua com dúvida? Escreva para gente ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.