Transformadores, o que são? Como Funcionam?

Transformador a óleo WEG – Fonte: Internet

Inventado por Michael Faraday em 1831, eles tem a função de elevar ou reduzir a tensão elétrica (Volt) e a corrente elétrica (Amper), mas sempre mantendo a mesma potência (Watt).

Eles trabalham sobre o efeito de indução de corrente de acordo com os princípios do eletromagnetismo.

Sem os transformadores seria basicamente impossível manter tudo o que está ligado hoje em dia, são eles que transformam as elevadas tensões (quando digo elevada é elevada meeeesmo, 750kV, 500kV, 88kV, 13.8kV, entre outras tensões) em tensões mais baixas para uso doméstico, comércios ou industrias.

Para residências as tensões usuais são 110,127 e 220V, para os comércios podemos trabalhar com 110, 127, 220, 380, 440 e para as industrias depende da necessidade do projeto que pode chegar até 230kV (kiloVolt).

A estrutura do transformador consiste em dois enrolamentos separados com um núcleo metálico entre eles, entre outros acessórios melhores visualizados na figura abaixo:

Estrutura do Transformador. Fonte: internet.
  • Enrolamento: formado de uma, duas ou várias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético para isolamento.
  • Núcleo: Em geral feito com um material ferromagnético, responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o secundário.

Seu resfriamento normalmente é a óleo e a seco, porém, o tipo a óleo está em desuso devido a sua manutenção preventiva anual que gera gastos e os riscos ambientais que o envolvem pelo seu óleo refrigerante. O benefício do uso do transformador a óleo está em seu baixo ruido em trabalho comparado ao resfriamento a seco.

Veja nossas outros artigos sobre transformadores:

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.