Botoeiras (Chaves Botoeiras) – O que são? Como funcionam?

As chaves auxiliares botoeiras são comandadas manualmente e tem a finalidade de interromper ou estabelecer momentaneamente, por pulso, um circuito de comando para iniciar, interromper ou comandar um processo de automação. As botoeiras possuem cores definidas por norma de acordo com sua função:

  • Vermelho: Parar, desligar ou botão de emergência.
Botoeira de Impulso WEG – Fonte: Internet
Botoeira Tipo Cogumelo Para Desligamento de Emergência. Fonte: Internet
  • Amarelo: Iniciar um retorno, eliminar uma condição perigosa.
Botoeira de Impulso Amarela – Marca Desconhecida. – Fonte: Internet
  • Verde ou preto: Ligar, partida.

Botoeira de Impulso Verde – Marca Desconhecida. – Fonte: Internet
  • Azul ou branco: Qualquer função diferente das anteriores.

Botoeira de Impulso Azul – Marca Desconhecida. – Fonte: Internet

Quanto à instalação, devem estar dispostas com espaçamento correto e padrão e o botão “desliga”, deve ficar sob o botão “liga” na posição vertical. Na posição horizontal, o botão “desliga” geralmente está à direita do botão “liga”.

Chave impulso ou sem retenção: Só permanece acionada mediante aplicação de força externa. Cessada a força, o dispositivo volta à posição inicial. Dentro das chaves existem dois tipos de contato: normalmente aberto e normalmente fechado. Você pode ver acima como são.

Chave com retenção ou trava: Uma vez acionada, seu retorno a situação anterior somente acontece com um novo acionamento

Chave com Retenção Altronic. – Fonte: internet

Chave de contatos múltiplos com ou sem retenção: São chaves com vários contatos NA ou NF agregados. Os contatos são acionados simultaneamente, juntamente com alguns modelos de botões utilizados em acionamentos elétricos.


Chave de Contato múltiplo. Marca Desconhecida – Fonte: Internet.

Chave seletora: Possui duas ou mais posições e permite selecionar uma entre várias posições em um determinado processo com (C) ponto de contato comum. Também pode ser chamada de chave comutadora, contato three-way ou contato paralelo. Esse tipo de chave representa uma função composta, sendo a parte superior um contato NF e a parte inferior um contato NA.

Chave de seletora. Marca Desconhecida – Fonte: Internet.

Contato normalmente aberto (NA ou NO(normally open em inglês)): Sua posição original é aberta, ou seja, permanece aberto até que seja aplicada uma força externa. Também é freqüentemente chamado, na maioria das aplicações industriais, de contato NO (do inglês, normally open).Contatos de alta capacidade de corrente de comutação são chamados de contatos de carga, contatos de força ou contatos principais. São destinados a aplicação em ramais de motores ou de carga, onde exista alta intensidade de corrente elétrica.Os contatos a serem usados nos próprios comandos são chamados auxiliares. Eles suportam baixas intensidades de corrente e não podem ser aplicados em circuitos de carga. A sua marcação é feita por meio de dois dígitos. O primeiro dígito representa o número seqüencial do contato, o segundo representa o código da função, que no caso dos contatos auxiliares NA são 3 e 4.

Contato normalmente fechado (NF ou NC(Normally Closed em Inglês)): Sua posição original é fechada, ou seja, permanece fechado até que seja aplicada uma força externa. Também é freqüentemente chamado, na maioria das aplicações industriais, de contato NC (do inglês, normally closed). No caso dos contatos NF, a marcação é feita por meio de dois dígitos. O primeiro dígito representa o número seqüencial do contato, o segundo representa o código da função, que no caso dos contatos auxiliares NF são 1 e 2.

Formas de Contato.

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.