Relé, O que é? Como Funciona?

Os relés são dispositivos eletromecânicos capazes de alterar seu estado de saída quando energizados, normalmente os relés possuem um ou mais contatos do tipo NA (Normal Aberto) e NF (Normal Fechado). São utilizados em sistemas de comando para seccionamento (abertura ou fechamento) no circuito.

Normalmente os relés utilizam uma contatora acoplada para acionar o sistema de potência, como um motor, por exemplo. Além disso é possível acionar mais de um circuito de uma só vez dependendo de quantos contatos ele tenha.

Existem diversos tipos de relé como relé eletromecânico, de tempo, térmico, auxiliar, sobrecarga, acoplador, automotivo, proteção, falta de fase, etc. Estes são alguns dos existentes no mercado. Por ser eletromecânico seu funcionamento é semelhante em todos eles, o que muda é o acionamento. Também existem os relés do tipo estado solido e fotoelétrico, mas serão comentados em um próximo artigo.

Os componentes internos do relé são basicamente:

  • Bobina ( ou eletroímã ) – fio de cobre em torno de um núcleo de ferro maciço que fornece um caminho de baixa relutância para o fluxo magnético.
  • Núcleo – Envolvido pela bobina, quando a bobina é alimentada, o campo gerado o desloca movimentando o induzido.
  • Induzido – Será atraido pelo núcleo quando alimentado, alterando os estados dos contatos do relé.
  • Contatos da bobina – São os contato A1 e A2 (geralmente) que alimentam a bobina para alterar os estados dos contatos do relé. Assim que os contatos da bobina são desenergizados, todos os contatos voltam aos seus estados padrões.
  • Contatos do relé – São os contatos que irão comutar de estado, fechando os contatos NA e abrindo os contatos NF.
Relé – Desenho funcionamento. Fonte: Internet.

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.