Esquema de ligação de um ventilador de teto.

Instalar um ventilador é simples, porém requer um pouco de cuidado.

Lembramos que para trabalhar com circuitos elétricos o mesmo deverá estar desligado e desenergizado, deverá ser executado por um profissional qualificado e autorizado para execução conforme NR10.

Para instalar um ventilador de teto você precisará de 3 ou 5 fios, esses fios tem que estar no local onde será instalado o ventilador e as outras pontas na caixa 4×2 que ficará o comando dele.

O esquema de ligação obedece a imagem abaixo, vale lembrar que as cores dos fios podem ser diferentes dependendo do fabricante do ventilador.

Comando para ventilador de teto com iluminação.

Ventilador com iluminação.

  • São 2 fios para lâmpada sendo eles uma fase e um retorno, o outro polo da lampada que não passar pelo interruptor será ligado na outra fase (220V) ou no neutro (110V)
  • São 3 fios para o motor do ventilador, sendo que um deles é ligado em uma das fases ( na instalação a fase a ser ligada direto no motor seja a mesma da lâmpada, quando digo na lâmpada é a fase que não passará no interruptor, pois a outra fase que será ligada na lâmpada ficará na caixa de comando, e por isso será usada no motor do ventilador.). Os outros dois fios serão ligados no motor do ventilador para definir a rotação.

Ventilador sem iluminação.

  • São 3 fios, sendo que um deles é uma fase que será ligada direto no motor e os outros 2 fios vem do comando para executar a inversão e controle de velocidade. Esse fio será alimentado pela outra fase (em 110 no neutro).

Erros comuns:

Meu ventilador está invertido, quando coloco em exaustor ele ventila e quando coloco em ventilador ele faz a função de exaustor.

  • Para resolver isso basta inverter os dois fios de retorno do ventilador que vem para o comando (botão exaustor ou ventilador), ou no próprio comando mesmo. No caso do exemplo acima seria os dois fios brancos que precisariam ser invertidos.

O ventilador só funciona com a lâmpada ligada.

  • Você ligou ele em série com a lâmpada, verifique a instalação, provavelmente a fase do motor está ligada em série com a lâmpada antes do interruptor, teria que ser em paralelo.
  • Normalmente o comando já vem pronto, basta que siga o passo a passo do manual de instruções.

— Vale lembrar que somente um profissional qualificado deverá realizar esse procedimento —

— Em caso de dúvidas NÃO EXECUTE o procedimento, é arriscado gerar um curto circuito. Somente faça se você tiver certeza de que possui o conhecimento adequado. —

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

[ Última atualização desta publicação em 15/12/2019 ás 20:06 Rev01Sem Backup da versão anterior.]

2 comentários sobre “Esquema de ligação de um ventilador de teto.

    1. Rodolfo Alves disse:

      Olá, tudo bem?
      Amigo, todo motor tem no mínimo 2 fios de alimentação, um para cada fase, no caso do ventilador quando tem inversão (exaustor e ventilador) tem que ter 3 fios.
      Quantos fios o seu ventilador tem ao todo? Todo ventilador deve vir com manual de instrução, mostrando o esquema elétrico dele.
      Em todo caso o recomendável é chamar um eletricista qualificado e capacitado para realizar sua instalação, e caso ele constate algum defeito no seu ventilador, dará tempo para que você efetue a troca ou devolução na loja.
      Qualquer coisa entre em contato através da página https://www.conhecendoaeletrica.com/contato/.
      Até logo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.