Como instalar uma campainha elétrica?

Campainha Elétrica.

A campainha é fundamental para uma residência ou comércio, com ela é possível saber se há alguém aguardando no portão enquanto você está pela casa, sem necessidade da pessoa gritar ou ligar.

Para instalar a campainha os procedimentos são simples porém requer atenção, lembre-se que TODA INSTALAÇÃO ELÉTRICA DEVE SER FEITA POR UM PROFISSIONAL QUALIFICADO E AUTORIZADO, COM O CIRCUITO DESENERGIZADO, OU SEJA, COM OS DISJUNTORES DA RESIDÊNCIA OU CIRCUITO A SER TRABALHADO DESLIGADOS.

Para iniciar a instalação, observe o manual do fabricante, verifique a tensão da residência (110/220V) e se a campainha tem compatibilidade. Utilize um aparelho específico para teste de tensão, garantindo que o circuito não está alimentado.

Defina o local onde o interruptor será instalado, o interruptor é tipo campainha ou pulsador, para o interruptor irá 2 fios, de preferência de cores diferentes, lembre-se que verde ou verde e amarelo não deverá ser usado conforme a norma NBR5410 que especifica a coloração dos cabos e fios.

Defina o local onde a campainha será instalada, é recomendado que fique em um local que o som ecoe pela casa, assim em qualquer lugar será possível escutar.

Um cabo virá da fase 1, passará pelo borne do meio do interruptor, sairá do interruptor e irá para a campainha, o segundo virá da campainha e será ligado na fase 2 como o diagrama abaixo, vale lembrar que é o mesmo esquema de ligação de lâmpada, mudando apenas o tipo de interruptor.

Após isso basta isolar as partes onde tem cobre aparente com fita isolante
fixar, e ligar o circuito.

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.