Os fusíveis são constituídos por um condutor de seção reduzida (elo fusível) em relação aos condutores da instalação, montados em uma base de material isolante. Quando ocorre sobre-corrente de curto circuito, o elo fusível funde-se, interrompendo a passagem de corrente elétrica, evitando danos à instalação e aos equipamentos.
Características dos Fusíveis
Corrente Nominal – Seria o valor de corrente suportável pelo fusível, sem que ele interrompa a alimentação do circuito o qual esteja protegendo. Tal dimensão consta no corpo de porcelana que integra o dispositivo.
Corrente de Curto-Circuito – Corrente máxima que ao percorrer um circuito elétrico deve ser interrompida pela queima do fusível, utilizado a título de proteção conforme citado.
Capacidade de Ruptura (kA) – É a corrente que pode ser interrompida pelo fusível no circuito com segurança e não depende da tensão máxima correspondente à instalação.
Tensão Nominal – Valor de tensão que pode ser suportado pelo fusível, mediante o qual ele irá atuar normalmente em condições extremas de temperatura. Para instalações elétricas em baixa tensão, os valores de tensão indicados são de 500 V para circuitos CA (corrente alternada) e de 600 V para circuitos CC (corrente contínua).
.
Tipos de Efeitos Fusíveis
Existem três categorias de fusíveis conforme a eficiência de operação e aplicações a que se destinam. Conheça a seguir cada tipo específico.
Fusíveis de Efeito Rápido – Utilizados em aplicações simples nas quais a carga acionada pela rede elétrica não apresenta picos de corrente, ou seja, a corrente consumida pelo equipamento através de sua ligação a tomadas não assume valores elevados, por exemplo lâmpadas, fornos elétricos, etc.
Fusíveis de Efeito Retardado – Utilizados em circuitos nos quais a corrente de partida dos equipamentos assuma valores bem superiores aos que possuem nas condições normais de funcionamento ou em situações aonde ocorre sobrecarga momentânea dos circuitos (pequenos intervalos de tempo), é o caso dos motores elétricos e cargas capacitivas respectivamente.
Fusíveis de Efeito Ultrarrápido – Aplicados
em situações nas quais a carga a ser alimentada possui circuitos eletrônicos
ultrassensíveis constituídos por elementos semicondutores, tiristores, GTO’s e
diodos interrompendo a corrente quando houver um curto para evitar danos a
essas partes constituintes.
Classificação dos fusíveis segundo faixa de interrupção e categoria de utilização.
Esta classificação é composta de 2 letras. A primeira letra, minúscula, indica a Faixa de Interrupção, isto é, para qual tipo de corrente excessiva, o fusível irá atuar.
- “g” – Atuação para correntes de sobrecarga e de curto circuito.
- “a” – Atuação apenas para correntes de curto circuito.
A segunda letra, maiúscula, designa a categoria de Utilização, ou seja, que tipo de equipamento elétrico o fusível irá proteger.
- “L/G” – Proteção de linhas, cabos e uso geral.
- “M” – Proteção de circuitos de motores.
- “R” – Proteção de circuitos com semicondutores.
- “Tr” – Proteção de transformadores.
Ex:
Continuação deste artigo: TIPOS DE FUSÍVEIS
PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS NAS SUBSTITUIÇÕES DE FUSÍVEIS:
- Nunca utilizar um fusível com capacidade superior ao projetado para instalação nem por curto período de tempo.
- Na falta do fusível, no momento da troca, jamais faça nenhum tipo de remendo, supondo que a instalação estará protegida.
- No lugar do fusível queimado, pode ser colocado um outro de menor capacidade de corrente até que seja providenciado o correto.
- Se o rompimento do fusível se deu por sobrecarga, fazer um levantamento de carga do circuito para redimensioná-lo.
- Se a causa do rompimento foi curto-circuito, realizar o reparo na instalação antes da substituição do fusível.
- Nos casos de fusíveis tipo rolha, não colocar moeda para substituir o elemento fusível rompido nem jumper de fio de cobre.
- Nos casos de fusível rolha, procurar substituir o conjunto por disjuntores.
- Na substituição de fusíveis tipo cartucho, desligar a chave geral e lixar os contatos do porta fusíveis antes da troca.
Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.
Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.
Como posso entender os materiais eletricos?
Opa Bernardo, tudo bem?
Como assim entender?
A base da elétrica é a Física, se você entender basicamente o que são átomos, elétrons, camada de valência, tensão (ddp ou diferença de potencial), corrente elétrica e potência, você entenderá os funcionamentos e para que cada um serve.
Aqui no site você encontra algumas informações, e outras serão adicionadas em breve, te recomendo os links abaixo:
https://www.conhecendoaeletrica.com/blog/2019/12/15/video-viagem-na-eletricidade-os-tres-ou-quatro-mosqueteiros/
https://www.conhecendoaeletrica.com/tag/viagem-na-eletricidade/
https://www.conhecendoaeletrica.com/blog/2019/04/16/o-que-e-kva-watt-e-kvar-potencias-eletricas/
Estamos aqui.