TIPOS DE FUSÍVEIS

Este artigo é uma continuação de: FUSÍVEIS: AS CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA.

Fusíveis de vidro – Utilizados para proteção de circuítos eletroeletrônicos, filtros de linha,  Estabilizadores de tensão, no-break, porta fusíveis veiculares modelos antigos, entre outros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-de-Vidro.jpg
Fusível de Vidro

Tipo rolha – corpo de porcelana com os contatos sendo realizados através de rosca de fixação ao soquete e de um terminal na parte inferior. O elo fusível é constituído de liga de chumbo-estanho. São encontrados nas correntes nominais de 10, 15, 20, 25 e 30 ampères.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-Tipo-Rolha.jpg
Fusível tipo rolha
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-tipo-Rolha-2.jpg
Base para fusível tipo rolha

Tipo cartucho – construído num corpo cilíndrico de papelão ou fibra, com terminais de cobre, tipo faca ou virola. O elo fusível pode ser de chumbo-estanho ou cobre.São de baixo valor aquisitivo e, como o tipo rolha, apresentam o problema das bases servirem para diversas correntes nominais, possibilitando substituição por outro de maior capacidade de corrente nominal, colocando em risco a segurança da instalação.  Não atendem à NBR 5410 e NBR 11840.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-Tipo-Cartucho.jpg
Fusível Tipo Cartucho
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-Tipo-Cartucho-2.jpg
Base para fusível tipo cartucho

Tipo DIAZED – Construído em um corpo de porcelana cilíndrico, fechado nas extremidades por tampas metálicas por onde é feito o contato com a base. Esta foi projetada para alojar somente os fusíveis de determinada corrente nominal. Portanto, não existe a possibilidade de instalar nas bases fusíveis de corrente nominal diferente daquela que foi pré-determinada para o circuito.

Existe em seu corpo um indicador de fusão que é um pequeno círculo colorido na janela frontal. Quando ocorre a fusão do elo fusível, o ponto colorido se desprende, indicando que o elo fusível está fundido. São encontrados fusíveis diazed de 2 a 100 A de corrente nominal, porém a corrente de ruptura é da ordem de 100 KA.

São construídos nas versões rápida e retardada. Empregados em instalações elétricas que exigem maior confiabilidade, e em proteção de motores na versão retardada.

DIAZED  DIA – Diâmetro; Z = Duas partes (bipartido); ED = Rosca do tipo Edson

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-DIAZED.jpg
Fusível DIAZED
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-DIAZED-partes.jpg
Partes do Fusível DIAZED

CURVA TEMPO x CORRENTE PARA O FUSÍVEL“D” 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Gráfico-Fusível-tipo-D.jpg
Tempo de fusão virtual x Corrente de Partida

Tipo SILIZED/SITOR – Os fusíveis ultrarrápidos SILIZED são utilizados na proteção de curto-circuito de semicondutores, estão adaptados às curvas de carga dos tiristores e diodos de potência, permitindo quando da sua instalação seu manuseio sem riscos de toque acidental.
Possui categoria de utilização gR, em três tamanhos e atendem as correntes nominais de 16 a 100A.
Limitadores de corrente, possuem capacidade de interrupção: 50kA em até 500VCA.
Através de parafusos de ajuste, evitam alterações equivocadas dos fusíveis, preservando as especificações do projeto e a segurança da instalação.
Permitem a fixação por engate rápido sobre trilho ou parafusos e atendem a norma.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-SILIZED-SITOR.jpg
Fusível SILIZED/SITOR
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-SILIZED-SITOR-2.jpg
Fusível SILIZED/SITOR

Tipo NEOZED – Os fusíveis NEOZED possuem tamanho reduzido e são aplicados na proteção de curto-circuito em instalações típicas residenciais, comerciais e industriais.
Possui categoria de utilização gL/gG, em dois tamanhos (D01 e D02) atendendo as correntes nominais de 2 a 63A.Limitadores de corrente, são aplicados para até 50kA em 400VCA. Parágrafo

A sua forma construtiva garante total proteção de toque acidental quando da montagem ou substituição dos fusíveis. Possui anéis de ajuste que evitam a alteração dos fusíveis para valores superiores de corrente, mantendo a adequada qualidade de proteção da instalação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-NEOZED.jpg
Fusível NEOZED
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Fusível-NEOZED-2.jpg
Partes do fusível NEOZED

Elo Fusível Rabicho – Utilizado  para  proteção  de  circuitos  de distribuição de energia elétrica, proteção de equipamentos das concessionárias de energia elétrica, proteção de entradas primárias de consumidores atendidos em Média Tensão até 100 A . Utilizados nas Classes de Tensão de 5 kV, 15 kV, 25 kV e 35 kV Corrente nominal: 1 a 100 A.

Elo fusível rabicho

Chave Fusível – Também conhecida popularmente como corta-circuito, é um equipamento cuja função é proteger as redes de distribuição primárias contra sobre correntes originadas por sobrecargas, curto-circuito, dentre outros. Sendo frequentemente utilizada nas redes aéreas de distribuição urbana e rural, bem como em pequenas subestações sejam elas do consumidor ou da concessionária de energia elétrica.

Como o próprio nome indica, um elemento fusível integra o equipamento e é o principal responsável pelas características básicas do seu princípio de funcionamento. Entretanto, a chave fusível poderá ser solicitada a operar em condições de defeito, neste caso é essencial que o equipamento opere rapidamente e que sua capacidade de interrupção de corrente de defeito seja compatível com o sistema onde está instalado. 

Por outro lado, as chaves fusíveis não possuem mecanismos de extinção do arco elétrico e estas não devem ser operadas em carga. Quando necessário operar com carga, utiliza-se uma ferramenta acessória conhecida como desconectado sob carga (loadbuster).

Chave Fusível

Tipo NH – Os fusíveis NH são aplicados na proteção de sobre correntes de curto-circuito em instalações elétricas industriais. 
Possui categoria de utilização gL/gG, os valores diferentes e atendem as correntes nominais de 6 a 1250A. Limitadores de corrente, possuem elevada capacidade de interrupção de 120kA em até 690VCA. 
Com o uso de punhos garantem manuseio seguro na montagem ou substituição dos fusíveis.
Seus valores de energia de fusão e interrupção facilitam a determinação da seletividade e coordenação de proteção O fusível NH reúnem as características de fusível retardado para correntes de sobrecarga e de fusível rápido para correntes de curto-circuito. São próprios para proteger os circuitos que em serviço estão sujeitos às sobrecargas de curta duração, por exemplo, partida direta de motores trifásicos com rotor em gaiola. Possuem os contatos (facas) prateados, o que proporciona perdas muito reduzidas no ponto de ligação e o corpo de esteatita para garantir a segurança total.

NH: N = baixa tensão; H = Alta capacidade de interrupção Tensão nominal: 500Vca/250Vcc.

Capacidade de interrupção nominal: 120 kA até 500 Vca; 100 kA até 250 Vcc – Código do Fusível Capacidade Interrupção NH00 4 a 160 A NH 1 50 a 250 A NH 2 125 a 400 A NH 3 315 a 630 A

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é NH-1.jpg
Fusível NH1
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é NH-2.jpg
Base para Fusível NH
Punho Saca Fusível
Curva característica fusível NH

Tipo HH – Os fusíveis HH operam de forma seletiva individualmente quando associados a equipamentos de manobra, tais como seccionadores, interruptores, contadores e outros. Podem ser instalados individualmente como dispositivos de proteção, assegurando a vida útil do sistema a eles conjugado. 
São adequados para proteção de transformadores de potência, transformadores de potencial, ramais de cabos, motores, bancos de capacitores e equipamentos de subestações de distribuição e usinas geradoras, contra danos térmicos e dinâmicos oriundos de correntes elevadas de curto-circuito. Sua aplicação vai de tensões de 2,4 até 36kV e 0,5 até 500.

Fusível HH
Fusível HH – Base

PRECAUÇÕES A SEREM TOMADAS NAS SUBSTITUIÇÕES DE FUSÍVEIS:

  • Nunca utilizar um fusível com capacidade superior ao projetado para instalação nem por curto período de tempo.
  • Na falta do fusível, no momento da troca, jamais faça nenhum tipo de remendo, supondo que a instalação estará protegida.
  • No lugar do fusível queimado, pode ser colocado um outro de menor capacidade de corrente até que seja providenciado o correto.
  • Se o rompimento do fusível se deu por sobrecarga, fazer um levantamento de carga do circuito para redimensioná-lo.
  • Se a causa do rompimento foi curto-circuito, realizar o reparo na instalação antes da substituição do fusível.
  • Nos casos de fusíveis tipo rolha, não colocar moeda para substituir o elemento fusível rompido nem jumper de fio de cobre.
  • Nos casos de fusível rolha, procurar substituir o conjunto por disjuntores.
  • Na substituição de fusíveis tipo cartucho, desligar a chave geral e lixar os contatos do porta fusíveis antes da troca.

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.