[CFTV] O que é e quais as diferenças entre DVR, NVR e HVR?

Hoje em dia encontramos em todo canto câmeras de segurança que ajudam na solução de crimes, filmam momentos inusitados ou simplesmente controlam entradas e saídas em empresas, comércios e até residências, mas você sabe qual dispositivo é responsável por coletar essas informações e guarda-las?

Essa função é de responsabilidade dos gravadores de vídeo, e hoje em dia no mercado possuímos 3 tipos, o DVR, o HVR e o NVR, mas você sabe a diferença?

DVR (Digital Vídeo Recorder)

Este é o modelo mais usado atualmente (até a data de postagem), por ser o mais antigo e o mais barato, é um modelo que aceita câmeras até 960 linhas, é recomendado para quem está com o orçamento apertado e não deseja investir em algo melhor, é um bom dispositivo porém sua qualidade é mediana. Funciona somente com câmeras que se comunicam através de cabo coaxial ou UTP com Balun.

Você sabe o que é balun? Se não clique aqui e veja detalhadamente suas características e aplicações.

NVR (Network Vídeo Recorder)

Este é o segundo modelo lançado, ele é responsável por gerir câmeras IP, esse tipo de câmera depende somente da sua infraestrutura de rede, em grandes empresas ou empreendimentos é o mais recomendado por ter uma rede preparada e não ficar preso a distâncias, desde que haja conexão de internet entre a câmera e o DVR, sua qualidade normalmente é HD e não sofre ruídos, porém depende de uma boa velocidade de internet. Existem modelos de câmeras que gravam também em seu próprio cartão de memória, tendo uma espécie de backup em caso de falhas. O cabo utilizado é o coaxial através do conector RJ45.

HVR (Hybrid Vídeo Recorder)

Este é o modelo mais recente, ele possui as duas tecnologias incorporadas sendo um ótimo investimento em caso de atualizações de sistemas ou lugares que você tenha câmeras próximas e distantes, um bom investimento e está cada vez mais difundido no mercado.

Outras observações

Você tem que analisar a necessidade dos seus projetos e o investimento que você pode fazer, se for em uma corporação o mais recomendado é o NVR, por não depender de uma infraestrutura muito grande para sua instalação e possuir uma qualidade excelente de imagem (desde que sua rede seja dimensionada para tal), recomendo até que se possível tenha uma rede separada, para evitar intrusos. Já se você possui o sistema antigo (DVR) e quer migrar mas sem trocar o que já tem de investimento em câmeras, o melhor mesmo é o HVR que combina as duas tecnologias em uma só. Já se seu investimento é baixo e você não deseja tanta qualidade, um DVR já atenderá suas necessidades.

Vale lembrar que todos os modelos hoje em dia possuem conexão remota através da internet, o único problema (como instalador posso falar) é os software’s de visualização, os DVR’s importados (China, etc) normalmente são os mais complicados, pois como utilizam link no próprio país de construção, trazendo um atraso relativo na imagem e não tendo um bom suporte técnico.

————————————————————————————————————

Continua com dúvida? Escreva para gente, utilize o fórum ou comente abaixo, ficaremos felizes em te ajudar.

Curta, compartilhe e comente, assim você ajuda muito.


Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.