Quais são os tipos de aterramento? NBR5410, NR10 – Segurança em Instalações

Independente do tipo de aterramento, a finalidade é proteger os equipamentos e pessoas além de garantir o bom funcionamento do sistema.

Todo aterramento como tipo de instalação, dimensionamento entre outras características estão presentes na NBR5410, o não cumprimento, além de colocar em risco pessoas e equipamentos, está passível de punição em caso de acidentes ou incidentes.

Tipos de aterramento

Iremos comentar os seguintes tipos de aterramento:

  • Sistema TN
  • Sistema TN-S
  • Sistema TN-C
  • Sistema TN-C-S
  • Sistema TT
  • Sistema IT

Todo sistema com aterramento possuem 3 pinos ou mais em suas conexões, sendo que 2 deles será fase-fase, fase-neutro e o terceiro (no padrão brasileiro de tomadas será o posicionado no meio da tomada abaixo da linha das fases como mostra a imagem a seguir), será o terra.

Sistema TN

O sistema TN (Terra-Neutro) possui o neutro diretamente aterrado, neste modelo temos 3 tipos distintos de instalação, os tipos são: TN-S, TN-C, e TN-C-S.

Sistema TN-S

Sistema TN-S. Fonte: NBR5410

Neste sistema o Neutro é aterrado diretamente no transformador, neste caso as carcaças dos equipamentos devem ser aterradas.

Sistema TN-C

Sistema TN-C. Fonte: NBR5410

Neste sistema o Neutro e o Terra são um circuito só, um único condutor executando as duas funções, sendo assim, não é recomendável para algumas instalações.

Sistema TN-C-S

Sistema TN-C-S. Fonte: NBR5410

Este tipo de sistema combina os dois em um só, onde em uma parte do circuito o Terra e o Neutro são separados.

Sistema TT

Sistema TT. Fonte: NBR5410

O sistema TT possui um ponto de alimentação diretamente aterrado ( Neutro ). Já as massas são aterradas em hastes distintas. Simplificando, cada sistema dentro do circuito terá sua própria haste não equipotencializada.
Se por algum motivo ocorrer corrente de falta, o percurso da corrente da massa irá incluir o terra, que irá limitar o valor da corrente de falta devido a sua alta resistência. Sendo assim, é importante verificar que a corrente não será alta para acionar os dispositivos de segurança, mas será alta o suficiente para causar um acidente.

Sistema IT

Aterramento IT. Fonte: NBR5410

Tipo de aterramento semelhante ao TT, a única diferença é que há impedância entre o sistema e a haste de aterramento, fazendo com que o sistema não desarme com faltas rápidas.

Aterramento temporário para trabalho

Aterramento Temporário. Fonte: NR10

Este aterramento temporário é realizado em caso de trabalhos, com ele é possível proteger os técnicos durante a manutenção de algum retorno indesejado de tensão e correntes elétricas. É uma obrigatoriedade descrita na NR10 para trabalhos.

Simbologia dos tipos de aterramentos (trecho retirado da NBR5410)

Conforme a norma NBR5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT.

Veja abaixo a simbologia dos tipos de aterramento:

Primeira letra

  • T – um ponto que está aterrado diretamente
  • I – ponto que não está aterrado

Segunda letra

  • T – é feito o aterramento diretamente
  • N – não existe aterramento próprio, a ligação é feita no aterramento da alimentação

I – as massas não são aterradas, mas sim isoladas

Outras letras e derivações

  • C – proteção e neutro (PE) que são feitos em um único condutor
  • S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.

Conclusão

Na indústria, os tipos mais utilizados são: TN-S, TN-C e TT.

O tipo de aterramento a ser empregado no local deve ser baseado em um estudo prévio e estar dentro das exigências da NBR5410, este tipo de proteção é necessária visando a proteção a VIDA. Negligências neste aspecto pode levar a morte, além de processos e prisões. Para que qualquer tipo de instalação e modificação seja realizada, é necessário que um profissional devidamente habilitado, qualificado, autorizado e capacitado realize os processos.

Referências:

  • NBR5410
  • NR10
  • https://portaldaengenharia.com/instalacoes-eletricas/tipos-de-aterramento/
  • Apostilas SENAI

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.