O que é ATPV e o que significa cada classe ?

Roupa para trabalhos em eletricidade. Fonte: Internet

ATPV (Arc Thermal Performance Value), ou cálculo de energia incidente, é um quesito de segurança muito utilizado em uniformes de eletricistas, mas você sabe o que é?

Esse número indica a quantidade em caloria por cm² que o tecido consegue bloquear, evitando a passagem para o corpo humano em caso de arco elétrico.

Basicamente, é ele que irá evitar que o eletricista sofra queimaduras graves em caso de acidente ou incidente.

Norma

NR10 (MTE)  estabelece no item 10.2.9.2 que os EPI (Equipamentos de Proteção Individual)  devem contemplar a inflamabilidade ou seja, os EPI devem ter um mínimo de capacidade de diante da ocorrência de arcos elétricos e outras formas de calor. A essa capacidade, dá-se o nome de ATPV.

Somente quem pode determinar qual classe deve ser utilizada na empresa é o Engenheiro Eletricista responsável, através de cálculos ele pode determinar o nível de proteção necessário.

Categorias

RiscoEnergia Incidente (cal/cm²)CategoriaATPV Mínimo Requerido (cal/cm²)
Mínimoaté 1,20não aplicável
Leve1,2 a 4,014,0
Moderado4,1 a 8,028,0
Elevado8,1 a 25,0325,0
Elevadíssimo25,1 a 40,0440,0

Outras Informações

Evidencia-se novamente que o EPI, no caso as vestimentas, não são salvo conduto para a exposição do trabalhador aos riscos originados do efeito térmico proveniente de um arco elétrico ou fogo repentino. Como já mencionado, todo e qualquer EPI não atua sobre o risco, mas age como uma das barreiras para reduzir ou eliminar a lesão ou agravo decorrente de um acidente ou exposição que pode sofrer o trabalhador em razão dos riscos presentes no ambiente laboral. Desta forma, deve-se buscar a excelência no gerenciamento desses riscos, adotando medidas administrativas e de engenharia nas fases de projeto, montagem, operação e manutenção das empresas e seus equipamentos prioritariamente, de forma a evitar que as barreiras sejam ultrapassadas e o acidente se consume.


Gostou? Curta, Compartilhe e Comente. Dúvidas? Comente abaixo ou entre em contato.

Fontes:

  • http://www5.chesf.gov.br/Anexos/ET%20DAST%2002-2007-R14-%20JAQUETA.pdf
  • http://www.segurancanotrabalho.eng.br/manuais_tecnicos/manual_vestimentas.pdf

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.