Protetores auriculares: tipos, modelos, normas e aplicabilidades

O objetivo do protetor auricular é atenuar o ruído do ambiente ao redor do usuário/colaborador, seja ele gerado por máquinas, veículos, entre outros fatores.

Para selecionar o tipo correto do protetor auricular, deve-se levar em conta todos os dados possíveis, e claro, nada melhor do que contar com um Engenheiro de Segurança do Trabalho ou Técnico de Segurança do Trabalho devidamente acreditado pelo seu conselho de classe.

Na hora de escolher o tipo de protetor, observe a tabela de atenuação de ruído, ela está presente no C.A. emitido pelo MTE.

Tipos de protetor auricular

Protetor auditivo de inserção moldável: confeccionado em espuma em forma de cone, com base plana e topo levemente arredondado. Suas características estruturais permitem que ele se molde a maioria dos canais auditivos.
Norma Regulamentadora: ANSI S12.6:2008, Método B
C.A.’s conhecidos em 28/10/2019: 5674. [Conhece outro C.A e gostaria de recomendar? Há ou houve algum problema? Entre em contato ou comente abaixo.]

Protetor Auricular Tipo Inserção 3M. Fonte: Internet

Protetor de Inserção Pré-Moldado: confeccionado em silicone, em formato cônico, com três flanges em diâmetros variáveis, podem ser higienizados (lavagem) e reutilizados.

Norma Regulamentadora: ANSI S12.6:2008, Método B
C.A.’s conhecidos em 28/10/2019: 5745, 11882. [Conhece outro C.A e gostaria de recomendar? Há ou houve algum problema? Entre em contato ou comente abaixo.]

Protetor Auricular de Inserção Pré-Moldado (Tipo Plug) 3M. Fonte: Internet

Protetor Tipo Concha: Constituído por 2 conchas em plástico, revestidas com almofadas e espumas laterais, que entram em contato no topo da cabeça e nas laterais. Podem ser higienizados e reutilizados, possuem peças para reposição caso haja necessidade visando o melhor abafamento.

Norma Regulamentadora: ANSI S12.6:2008, Método B
C.A.’s conhecidos em 28/10/2019: 12189, 29702 e 13633 [Conhece outro C.A e gostaria de recomendar? Há ou houve algum problema? Entre em contato ou comente abaixo.]

Protetor Auricular Tipo Concha 3M. Fonte: Internet

Cuidados

  • Na hora de lavar utilize sabão neutro, siga as recomendações do manual do fabricante;
  • Observe a posição correta, fala, movimentação da cabeça entre outros fatores podem alterar sua posição comprometendo sua funcionalidade;
  • Faça uma inspeção visual, procurando sujeiras ou insetos que possam estar alojados e entrar em contato com seu canal auditivo.
  • NÃO esqueça de observar a tabela de nível de proteção presente no C.A..

Gostou? Curta, Compartilhe e Comente. Dúvidas? Comente abaixo ou entre em contato.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.