Fotocélula, o que são? Como instalar?

Uma fotocélula é um sistema eletrônico composto por um LDR, um relé, entre outros componentes eletrônicos.

Fotocélula padrão. Fonte: Internet

O “cérebro” da fotocélula é um Resistor conhecido como LDR (Light Dependent Resistor), que é um fotoresistor que altera sua resistência de acordo com a luminosidade do ambiente.
Basicamente enquanto houver luz, não haverá saída de tensão na fotocélula, ou seja, ela não ligará o circuito ao qual está sendo comandado por ela.

LDR. Fonte: Internet

Vale lembrar que há fotocélulas de várias tensões e potências, recomendo que faça os cálculos de cargas e ligue somente até 80% a 90% da sua potência nominal.
Ex.: Uma fotocélula que suporta 1000w, por recomendação deverá somente ter 900w de carga, podendo ser três refletores de 200w, dois de 100w e 2 de 50w.

Caso haja necessidade de mais carga além daquela que a fotocélula foi projetada, não é preciso utilizar mais de uma fotocélula, basta usar a fotocélula para armar uma contatora que suporte a carga desejada, assim você conseguirá alimentar todo o circuito sem problemas.

Esquemas de ligação

Recomendações:

  • Verifique a coloração dos fios antes de ligar, veja o que é fase, o que é carga e o que é retorno. As cores variam de fabricante para fabricante
  • Verifique a carga instalada, nunca ultrapasse o limite pois irá danificar e poderá ocasionar curto-circuitos e como consequência incêndios.
  • Sempre utilize disjuntores para proteção do circuito.
  • Fotocélulas não foram projetadas para acionamentos de motores, caso haja necessidade, utilize o acionamento juntamente com uma contatora.
  • Contrate somente profissionais qualificados para a instalação, caso você seja eletricista siga corretamente as recomendações da NR10 e NBR5410 na hora de instalar.
Esquema de ligação simples. Fonte: Intral ( https://www.intral.com.br/pt/produtos/acessorios/componentes/rele-fotoeletronico-sentinela )
Esquema básico de ligação de uma fotocélula para acionamento de uma contatora. Fonte: Google Imagens.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.