Para que serve e como instalar um sensor de presença?

Os sensores de presença são dispositivos eletrônicos com a finalidade de ativar ou desativar algo quando detecta movimento.
São utilizados em lâmpadas para acionamentos quando há movimentos e desativar quando não há movimentos com a finalidade de economizar energia elétrica. Estes sensores também podem ser utilizados em alarmes, quando detectam movimento eles passam a informação para a central e se estiver armada realiza o disparo da sirene (ou não) e alertam (caso possuam essa função) a empresa de segurança ou o usuário.

Instalação

A instalação é simples, você conecta Fase-Fase ou Fase-Neutro (dependendo da forma de distribuição da sua residencia, normalmente eles vem com 3 fios, sendo um deles para retorno de uma fase ( a que fará o acionamento ) e a outra irá direto ao dispositivo.

Fonte: Google Imagens. Vale lembrar que as cores dos fios são somente para demonstração, siga o manual do fabricante.

Também existe com 4 fios, onde 2 irá alimentar o sensor e os outros dois irá para carga. Verifique o manual do fabricante para maiores informações.

Configuração

Dentro do sensor, abrindo a tampa frontal, você irá encontrar alguns jumpers, trimpots ou blocos seletores para ajuste fino do tempo programado e se ele funcionará o tempo inteiro ou somente a noite. Lembrando que já há sensores que os ajustes ficam na parte traseira sendo ajustados com uma chave de fenda pequena.

Tensões de trabalho e características de carga

Há sensores 110/127/220V, há sensores de uma tensão só ( raros mas existem ), também há sensores 12V, 24V, tudo depende da sua aplicação. Neste artigo focamos no sensor de presença com a finalidade de acionamento de lâmpadas, caso tenha outra finalidade use esse como base mas sempre siga o manual do fabricante, lembrando que todo serviço deve ser executado por profissional qualificado e autorizado.

Verifique também a carga a ser acionada por esse sensor, veja a potência que ele suporta e quais cargas você tem, caso seja um circuito grande com diversas lâmpadas, é bom levar em consideração dividir por setores ou usar uma contatora para acionamento dessas lâmpadas, refletores, etc..

Ainda com dúvidas? Comente abaixo ou entre em contato, ficaremos felizes em te responder.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.