O que é Watchdog e como funciona? Quais suas aplicações?

Watchdog pode ser tanto um hardware com um software para reset de um sistema, funciona como se fosse um timer, de tempos em tempos o software ou o hardware envia um sinal para ele resetando o contador, se por algum acaso o hardware ou software travar, o sinal não será enviado e assim o contador irá finalizar sua contagem, forçando um reset do sistema.

Diagrama funcional de um Watchdog

Diagrama funcional de um Watchdog Timer

A utilização de um Watchdog timer torna o processo mais seguro, pois se por algum acaso o sistema travar, automaticamente irá resetar e voltar a sua configuração inicial.

Um bom exemplo é um avião. O avião possui inúmeros sistemas eletrônicos para seu funcionamento, sendo pressurização da cabine, gps, entre outros, que são subordinados a um controlador principal. Caso ocorra uma falha na alimentação, ou esse sistema comece a processar informações erradas devido a alguma alteração externa como uma descarga elétrica, entre outros, o próprio sistema irá resetar para voltar ao estado inicial como dito acima.

As boas técnicas incentivam a criação de um watchdog para cada tarefa de firmware (execução do main, timers, ethernet, etc.).

Aplicações

Pode ser utilizados em sistemas operacionais, softwares em geral, hardwares como sistemas de controle e automação (soft-starter, inversores de frequência, etc.), entre outros.

Conclusão

Um sistema confiável além de possuir redundâncias necessita de algo que o observe para que caso seu funcionamento pare, ele se recupere sem interferência humana se possível, e essa é a principal aplicação do Watchdog.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.