2.4ghz ou 5ghz? Qual a diferença e como definir o melhor Wifi ?

Autor(a):

Você já deve ter visto essas nomenclaturas quando se conectou em algum lugar, normalmente seu celular ou seu televisor te permite selecionar uma das duas para se conectar, mas qual?

A sigla gHz significa giga-Hertz, ou seja, unidade de frequência, mas como isso funciona?

Vamos entender que a frequência é a quantidade de oscilações por segundo que um sinal possui, ou seja, uma frequência de 5 gigaHertz é equivalente a 5000000000 oscilações por segundo enquanto 2.4 gigaHertz é equivalente a 2400000000, Isso influência diretamente na velocidade de transmissão, mas como toda ação tem sua reação quanto maior a frequência menor é sua área de atuação.

De forma simples 5gHz consegue enviar mais informações para o seu dispositivo¹ resultando em uma resposta mais rápida e com mais dados, porém se for em cômodos diferentes ou com uma distância considerável pode ocorrer perdas e gerar uma lentidão que o 2.4gHz não tem.

Também temos que levar em consideração que 5gHz possui 23 canais de transmissão que não se sobrepõe enquanto o 2.4gHz possui apenas 3. Cada canal dentro de uma frequência é uma via de dados e quando um se sobrepõe (esbarra) ao outro acaba gerando de pequenas a grandes perdas a ponto da navegação ficar praticamente nula, portanto sempre que configurar o seu roteador, lembre-se de verificar os canais e se os seus vizinhos ou outros roteadores não estão no mesmo canal que você.

Comparando

Velocidade MáximaDistância Máxima (Local fechado/Local aberto)Número de canais que não se sobrepõe
2.4gHzAprox. 300mb70m / 250m3
5gHzAprox. 850mb35m / 100m23
Tabela de comparação entre as frequências Wifi 2.4 e 5gHz

Gráfico de comparação entre as frequências.

Conclusão

Se você for navegar em redes sociais, páginas simples e sistemas pouco complexos, utilize o 2.4gHz, mas se você for jogar, assistir streaming ou outros serviços que demandam uma grande quantidade de dados, utilize 5gHz.

Vale ressaltar que nenhuma conexão sem fio consegue alcançar a velocidade da conexão com fio, desde que a conexão com fio seja bem estruturada.

¹ Se seu dispositivo possui Wifi e aceite as frequências 2.4 e 5gHz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.