Tipos de sensores para automação industrial, funcionalidades e aplicações.

Desde sua criação, em meados da década de 50, os sensores ganham espaço em todas as áreas que possuem automação, desde processos fabris para conferência ou segurança até residencias como controle de luminosidade e barreiras para impedir que seu portão feche em cima do carro, mas quais são os tipos e como funcionam?

Tipos de sensores

Indutivos

Esses sensores são conhecidos também como sensores de proximidade, são dispositivos para uso industrial na detecção de peças metálicas como ferro, aço, alumínio, latão e aço inox.

Sensor indutivo Weg.

Existem outros formatos, mas o mais comum é o cilíndrico.

Capacitivos

Os sensores capacitivos são utilizados para detecção de objetos não metálicos como plasticos, madeiras, etc. Podem ser utilizados para controle de nível também.

Sensor capacitivo Weg.

Fotoelétricos

Utilizados quando há necessidade de distanciamento ou em locais grandes como portões, esteiras, etc, sem a necessidade de detectar qual objeto está no seu caminho, apenas sinaliza que há algo bloqueando seu feixe. Normalmente são 2 circuitos, um emissor e outro receptor, que é chaveado de acordo com o recebimento ou não de luz.

Sensor fotoelétrico.

Fibra ótica

Sensores que possuem diversas funcionalidades, microprocessados, para diversas aplicações.

Sensor fibra ótica.

Laser

Esses sensores possuem alta sensibilidade e precisão quando comparados aos tradicionais fotoelétricos. Pode ser utilizado em diversas aplicações.

Sensor laser

Ultrassônico

Sensores que utilizam altas frequências para medições, podem ser utilizados em várias áreas como medições em líquidos e sólidos, possuem saída analógica ou digital dependendo do modelo.

Sensor ultrassonico

Magnéticos

Esse modelo de sensor detecta o campo magnético gerado por um imã, normalmente utilizado como sensor de posição ou de controle, pode detectar abertura e fechamento de portas, deslocamento de chaves e abertura de válvulas, entre outras aplicações.

Sensor magnético Weg

Conclusão

Observamos que os sensores industriais normalmente são cilindricos, eles trabalham com tensão de comando que normalmente está entre 12 e 24vdc, porém dependendo da necessidade você encontrará em outras tensões. A sua aplicação depende do seu projeto e sua finalidade. Devemos observar o custo, o range de atuação e os materiais necessários, a lógica por trás (PNP ou NPN se for analógico) ou o valor de resposta se for digital.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.