Como funciona um chuveiro elétrico?

O chuveiro elétrico está presente na maior parte dos lares brasileiros, com ele podemos tomar um banho quentinho a qualquer momento, e é sobre isso que iremos falar hoje.

Como funciona o chuveiro elétrico?

A partir do momento que você abre o registro, a água é liberada e há pressão internamente no chuveiro, essa pressão empurra o diafragma para cima fazendo que a resistência elétrica entre em contato com os polos, A partir desse momento começa a circular corrente elétrica e assim a resistência gera o calor para trocar com a água.

Para regular a temperatura, existem duas formas:

  1. Trocando a posição da chave: quando alteramos de verão para inverno ou vice-versa, simplesmente estamos selecionando o quanto da resistência elétrica iremos utilizar, no modo verão utilizamos a resistência por um todo, sendo assim, existe mais espaço para os elétrons percorrerem resultando em menos “esbarrões”. Quando você coloca no modo inverno você só utiliza uma parte dessa resistência, resultando em grandes esbarrões gerando uma quantidade enorme de aquecimento.
  2. Controlando o nível de água: quando você regula o nível de água, você está dando menos ou mais liquido para ocorrer a troca de calor com a resistência, se a quantidade de água for pouca, ela sairá muito quente, se for uma quantidade de água razoável, será morna.

Na instalação do chuveiro não se deve utilizar TOMADAS e sim blocos de porcelana pois aguentam o nível de corrente e temperatura que circulam pelo circuito.

Bloco de porcelana.

O disjuntor para um chuveiro assim como os cabos de alimentação devem ser calculados e recomendados por profissionais habilitados e capacitados, pois a instalação incorreta pode gerar danos e risco de morte.!

Pela NBR5410 esse circuito deve dispor de um DR ou DDR para proteção contra choques elétricos.

Normalmente na frente do chuveiro ou em sua embalagem constam as informações recomendadas pelos fabricantes sobre o tipo de circuito a ser ligado junto com o chuveiro.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.