Você sabe a diferença entre raio e trovão?

Escutamos constantemente estas palavras, principalmente quando está chovendo, mas você já parou para pensar qual a diferença entre elas?

Vamos partir do principio de formação de uma nuvem, o ar quente sobe e o frio desce. Quando há evaporação de água esse vapor sobe e vai formando as nuvens, conforme ele vai subindo a temperatura vai diminuindo e essa água começa a condensar, quando ela começa a ficar mais pesada que o ar ela tende a descer, nessa queda ela acaba atritando com o ar e “roubando” elétrons, assim começa a polarizar a nuvem sendo seu topo carregado positivamente e sua base negativamente. Conforme o tempo vai passando e essa carga vai aumentando, em um momento ela irá buscar o equilíbrio que pode ser intra-nuvens, nuvem-solo e solo-nuvem (isso mesmo, por vezes o raio pode subir rs).

Abaixo uma GIF demonstrando como funciona:

GIF demonstrando como um raio funciona. Fonte: Internet Google Imagens

Podemos ver como funciona, basicamente os átomos estão buscando o equilíbrio das cargas. O clarão que você vê é o rastro que eles deixam quando se equilibram, é chamado de RAIO. Já o barulho ocorre pois quando o raio passa, ele gera um atrito tão forte que um calor imenso afasta o ar a sua volta, quando o raio acaba esse ar que foi aquecido se resfria voltando ao seu estado anterior, o choque do ar gera esse barulho que chamamos de TROVÃO.

Ainda tem dúvidas? Deseja complementar com alguma informação? Comente abaixo que ficaremos felizes em te responder.