Como funciona o carregamento Quick Charge da Qualcomm? Quick Charge 5.0

A tecnologia Quick Charge foi lançada pela Qualcomm em 2013 e trouxe uma revolução para o carregamento de celulares. Na data de publicação desse post está na versão 5, apresentada em julho de 2020. Diversas marcas trabalham com esse tipo de carregamento pois ele é compatível com os processadores Qualcomm e SnapDragon.

Essa tecnologia funciona da seguinte forma: o processador do celular interage com o chip do carregador, com isso o processador consegue controlar a tensão e a corrente elétrica que será enviada para a bateria fazendo com que a carga seja otimizada da melhor forma possível de acordo com o nível de bateria, quanto menor o nível, maiores serão a corrente e tensão.

Existem diversos dispositivos de segurança embutidos no chip para verificação de sobre corrente, sobre tensão, sobre temperatura, entre outros, portanto é uma tecnologia que trás mais confiabilidade.

Lembramos que por depender tanto do processador do celular quanto do chip do carregador somente o conjunto utilizará a tecnologia de carregamento rápido, ou seja, não adianta pegar um carregador Quick Charge (ou turbo como chamam normalmente) e colocar no seu celular pois se não houver comunicação entre eles o carregador enviará o básico para o celular.

Na versão atual 5.0 que será disponibilizadas em celulares High-end (última geração topo de linha) o carregamento será total (isso mesmo, 100%) em 15 minutos e em 5 minutos já terá 50% de carga, também promete que a temperatura do seu celular ficará 10ºC menor se comparado com a versão anterior, chegará a 100w de potência podendo trabalhar com tensões maiores que 20V.

Veja abaixo o vídeo de apresentação da tecnologia Quick Charge 5

Abaixo um gráfico demonstrando a compatibilidade com as versões anteriores:

Gráfico de compatibilidade entre versões. Fonte: Qualcomm

Quanto a estrutura e configuração, a Qualcomm não divulga.

Caso tenha algo a acrescentar ou deseja perguntar algo, sinta-se a vontade para utilizar a área de comentários abaixo. 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.