Alguns conceitos básicos de geração de energia elétrica #2 (Usina Termoelétrica)

Olá pessoal, hoje falaremos sobre termoelétricas, mas o que seria termoelétricas?

Uma usina termoelétrica é uma usina que gera a energia elétrica através do calor (também temos a hidrelétrica que transforma através do potencial gravitacional da água no reservatório, você já leu?). Vamos lá.

Existem atualmente 3 tipos de usinas termoelétricas, de combustão interna, de combustão externa e por fissão nuclear. O que dita qual forma é o local e o tipo de combustível utilizado.

Sistema de combustão externa

No sistema de combustão externa o combustível é queimado dentro de uma caldeira, o calor aquece um fluido que normalmente é a água até que ela se transforme em vapor. Após a transformação o vapor é direcionado através de dutos para uma turbina elétrica produzindo o movimento de rotação, esse movimento gira o eixo que na sua ponta possui um gerador, esse gerador transforma a energia mecânica em energia elétrica, normalmente após esse processo a água utilizada pode ser reaproveitada sendo esfriada e redirecionada a caldeira de novo através de uma bomba ou lançada para a atmosfera.

Diagrama termoelétrica combustão externa
Diagrama simples de uma termoelétrica com combustão externa.
Vídeo Youtube – Usina Termoelétrica de Itaqui

Sistema de combustão interna

No sistema de combustão interna a queima do combustível ocorre dentro da própria turbina. O fluido de trabalho será o conjunto de produtos de combustão que passando por diversos estágios faz o eixo girar, ou então podemos utilizar um motor de combustão interna com pistões, parecidos com motores de veículos pesados (caminhões por exemplo) mas com uma capacidade maior.

Turbina 7HA.03 da GE

Fissão ou fusão nuclear

A energia nuclear é produzida pelo processo de fissão nuclear (quebra do átomo) ou fusão nuclear (junção de núcleos atômicos). Quando a energia do átomo é liberada rapidamente se transforma em luz. Mas se for liberada devagar se transforma em calor, o que é usado na usina Nuclear.

O combustível utilizado atualmente na usina nuclear é o Urânio, existem outros elementos mas não comercialmente (por enquanto).

Na maioria das centrais é necessário que o Urânio seja enriquecido, mas entraremos mais a fundo em energia nuclear em breve. 🙂

Tipos de combustíveis

Os mais usados são:

  • Derivados do petróleo;
  • Carvão mineral;
  • Gás natural;
  • Nucleares;
  • Biomassa;

Continua com dúvidas? Gostaria de perguntar, comentar ou apontar algo? Sinta-se a vontade e comente abaixo.

Fontes:

  • Livro Cabine Primária – Subestações de Alta-Tensão de consumidor – 4º EDIÇÃO – Saraiva/Erica
  • https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3361605/mod_resource/content/1/Gera%C3%A7%C3%A3o%20Termel%C3%A9trica.pdf [ Acesso em 10.01.2021 ]
  • https://geimprensabrasil.medium.com/ge-lan%C3%A7a-mais-recente-evolu%C3%A7%C3%A3o-de-sua-turbina-a-g%C3%A1s-ha-eb3b7ea79166 [ Acesso em 10.01.2021 ]
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_termoel%C3%A9trica#:~:text=Usina%20termoel%C3%A9trica%20ou%20termel%C3%A9trica%20ou,%C3%B3leo%20diesel%2C%20g%C3%A1s%20natural%2C%20ur%C3%A2nio [ Acesso em 10.01.2021 ]
  • https://www.todamateria.com.br/usina-nuclear/ [ Acesso em 10.01.2021 ]

3 comentários sobre “Alguns conceitos básicos de geração de energia elétrica #2 (Usina Termoelétrica)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.