Empreendimento solar de 1 GW no Piauí

A previsão é de que, durante quatro anos, sejam gerados 2 mil empregos diretos e indiretos por meio do projeto

A JKL Energy planeja elaborar, no Piauí, um projeto solar fotovoltaico de 1 GW. Contando com 4 milhões de painéis, a futura planta ficaria situada entre os municípios de Guaribas e Caracol. A previsão é de que, ao longo de quatro anos, sejam gerados 2 mil empregos diretos e indiretos por meio do empreendimento.

Segundo Maurício Sousa, CEO da JKL Energy, a escolha do Piauí ocorreu devido à sua capacidade de incidência solar. “Temos dados de que, para o trabalho que vamos desempenhar, seria muito mais apropriado para as placas que temos desenvolvidas atualmente, além de gerar um desenvolvimento local. O projeto já está totalmente pronto, agora começa a implementação e as licenças necessárias para iniciar”.

Wellington Dias, governador do Piauí, manifestou apoio à atuação da companhia no estado e à realização do projeto. “O objetivo é garantir uma equipe integrada, que vai trabalhar desde a nossa política de incentivo fiscal para energia limpa à política de qualificação e formação na região de Caracol e Guaribas, além do protocolo que prevê o acompanhamento do licenciamento ambiental”.

“Será um investimento grande, no qual a meta é alcançar algo em torno de 1 GW de energia fotovoltaica. Já tem a aquisição do terreno regularizado, acertamos um protocolo para que eles já atuem nos leilões já no mês de setembro”, pontuou Dias.

Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, ressaltou que o estado vem recepcionando empresas que desejam aplicar investimentos em energias renováveis.

“O Piauí é uma vitrine na área de energias renováveis e frequentemente temos recebido grupos que estão buscando investir maciçamente nessa área, pois temos as matérias-primas mais importantes para tal, que são o vento e o Sol, além das linhas de transmissão e das subestações. Temos todas as condições objetivas necessárias para implantação desses investimentos”, afirmou Brandão.

Há pouco tempo, a subsidiária de energia renovável do Grupo Enel no Brasil – Enel Green Power Brasil – anunciou o começo da construção de cinco novos projetos no Nordeste: uma usina solar e quatro eólicas, abarcando dois empreendimentos no Piauí. Serão instalados o parque solar São Gonçalo III (256 MW) e o parque eólico Lagoa dos Ventos III (396 MW) no estado.

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/empresas-de-energia-solar/empreendimento-solar-de-1-gw-conta-com-planejamento-feito-pela-jkl-energy-no-piaui.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.