Alguns conceitos básicos de geração de energia elétrica #4 (Nuclear)

A geração nuclear como chamada é um processo termoelétrico que, através de elementos radioativos, normalmente o urânio enriquecido, produzimos energia.

A forma como é feita é basicamente desintegrar o átomo de urânio, assim liberando grande quantidade de energia térmica que aquece a água e a transforma em vapor, esse vapor passa por turbinas onde é convertido a energia mecânica do movimento em elétrica.

O Brasil é o 6º país em reservas de urânio, porém é pouco explorado devido o risco ambiental, tanto que nós importamos urânio invés de minera-lo, e em 2016, nossa única mina em funcionamento na Bahia foi esgotada. Há outros lugares mas faltam investimentos.

Uma curiosidade: somente para comparação, a capacidade de produção de uma usina nuclear, cada 1 libra (cerca de 454gramas de urânio) produz cerca de 3 milhões de kWh, enquanto com 1 libra de carvão, é possível somente gerar 1kWh de energia elétrica em uma usina termoelétrica convencional.

Atualmente nós temos 2 usinas nucleares em funcionamento e uma em construção. As que estão em funcionamento  correspondem a 1% da energia elétrica total do nosso país (1990mW). Quando a usina Angra 3 estiver pronta esse número vai para 3395mW.

Angra 1

Usina Nuclear de Angra I
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-10/usina-de-angra-1-fica-desligada-ate-dezembro-para-reabastecimento (acesso em 13/08/2021)

Angra 2

Angra 2 foto
Angra 2. Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-02/angra-2-completa-20-anos-demonstrando-eficiencia-diz-eletronuclear (acesso em 13/08/2021)

Angra 3

Angra 3 foto
Angra 3. Fonte: https://exame.com/negocios/angra-3-a-obra-mais-enrolada-do-brasil-que-levou-temer-a-prisao/ (acesso em 13/08/2021)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.