Como fazer tranformações de fontes de corrente e tensão (Detalhado)

Para realizar a associação de fontes de correntes ou tensão, temos que compreender o que significa cada uma primeiramente.

Quando dizemos que o circuito teórico tem uma fonte de tensão ideal, isso significa que aquela fonte de tensão possui valor fixo, ou seja, independente da carga colocada, a tensão sempre será V. A mesma coisa acontece com a fonte de corrente, independente da carga, sua corrente não muda.

Simplificando, uma fonte de tensão possui geração de corrente infinita, e uma fonte de corrente, possui uma geração de tensão infinita.

Na prática não é bem assim, pois temos variáveis que devem ser aplicadas ao circuito, mas para este artigo consideramos TODAS as  fontes ideais.

Como transformar uma fonte de corrente em fonte de tensão

Para transformar uma fonte de corrente em uma fonte de tensão, essa fonte de corrente deve ter um resistor em paralelo, obrigatoriamente. Sem ele, não é possível transformar.

1º Lei de Ohm

Es = Is.Ri 

ou

fonte de tensão (E) = resistência (R) . corrente (I)

Exemplo:

No caso acima foi calculado da seguinte forma:

E = R.I (1º lei de ohm)
Fonte de Tensão = Fonte de corrente x resistor

=> Aplicando a fórmula

Fonte de tensão = 5A . 2Ohm => fonte de tensão = 10V

A fonte de tensão equivalente é igual a 10 Volts.

Observe que quando transformamos a fonte de corrente em fonte de tensão, o resistor que estava em paralelo ficou em série com a fonte de tensão. É obrigatório fazer essa alteração, senão a transformação estará errada.

Também devemos observar que nessas transformações, o que permanecerá relativo é a medição entre os dois terminais, sendo assim o sentido das fontes é o mesmo.

 

Como transformar uma fonte de tensão em fonte de corrente

Para transformar uma fonte de tensão em uma fonte de corrente, ela deverá ter um resistor em série. Sem ele, não será possível fazer a transformação.

Novamente aplicamos a 1º lei de ohm

E = R.I (1º lei de ohm)
fonte de tensão (E) = resistência (R) . corrente (I)

Transformando para aplicar:

fonte de corrente = fonte de tensão / resistência

Exemplo:

Aplicando a fórmula:

fonte de corrente = fonte de tensão / resistência [ I = V/R ]

I = 60 / 10 => I = 6 Amperes.

Observe que quando transformamos a fonte de tensão em fonte de corrente, o resistor que estava em série ficou em paralelo com a fonte e o sentido permaneceu igual.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.