[Download] Proteus 8.11 SP2

Proteus não é um nome comum para muitas pessoas. Se você trabalha no campo da medicina talvez reconheça por ser um gênero de bactérias que inclui diferentes espécies como mirabilis ou vulgaris que residem em nosso trato intestinal. Mas, além da microbiologia, no setor do software resulta ser um dos programas de desenho eletrônico mais populares pelos estudantes de engenharia e profissionais da eletrônica, capaz de nos oferecer uma simulação avançada de circuitos eletrônicos e microprocessadores.

Desenho e simulação eletrônica no seu PC.

É um dos pacotes de ferramentas eletrônicas mais completos do mercado, pois na versão 8.11 nos permite criar no nosso PC todo tipo de PCBs ou placas de circuito impresso utilizando quase 800 microcontroladores diferentes, e simular seu funcionamento real diretamente da vista esquemática do circuito. E como não podia ser de outra forma, nos tempos atuais, integra ferramentas para desenhar e simular dentro do ambiente Arduino, uma das placas mais populares do momento.

Os principais componentes do Proteus Design Suite
Este software consta de dois componentes principais em torno aos quais gira todo seu funcionamento:

ISIS: é a sigla de Intelligent Schematic Input System ou Sistema de roteamento de Esquema Inteligente, é o programa que nos permite fazer o desenho no plano elétrico do circuito, incluindo todo tipo de componentes eletrônicos como resistências, bobinas, condensadores, fontes de alimentação e até microprocessadores.
ARES: é a sigla de Advanced Routing and Editing Software ou Software de Edição e Roteamento Avançado, é a ferramenta voltada ao desenho de placas de circuito impresso ou PCBs, com funções de roteamento, localização e edição de componentes eletrônicos.
Onde podemos baixar ISIS e ARES? Bem, não é possível ter esses apps standalone, portanto, para tirar o máximo proveito de todas suas características você deverá ter a versão completa de Proteus, que mesmo sendo pago, tem uma edição de teste disponível no site oficial de Labcenter Electronics para testar suas funções antes de decidir comprá-lo ou não.

Além destes dois programas, este software tem diferentes módulos como VSM que, integrado dentro de ISIS, permite a simulação em tempo real de diferentes características dos circuitos integrados, ou o Electra, o módulo de roteamento automático que permite traçar pistas automaticamente entre componentes, procurando o melhor caminho para melhorar a velocidade do circuito.

Qual é melhor? Proteus ou Multisim?
Essa é a eterna dúvida para estudantes e profissionais da eletrônica na hora de escolher um programa para simular os circuitos eletrônicos e, como quase sempre, não existe uma resposta universal que satisfaça a todos por igual, porque basicamente depende do uso que você dá no aplicativo.

Como instalar

  1. Clique em fazer o download no botão abaixo;
  2. Na página do Google Drive, clique em Download;
  3. Ele vai redirecionar para uma página, clique em Fazer o Download Assim mesmo;
  4. Após baixar descompacte o arquivo .rar, instale normalmente.
  5. Abra o arquivo p8.11.SP1.exe, clique em avançar até ele pedir a licença.
  6. Quando ele pedir a licença, navegue até a pasta que você descompactou e selecione o arquivo licence.lxk.
  7. Após a instalação ser concluida com sucesso, abra o arquivo de atualização patchSP1.exe, deixe instalar.
  8. Pronto, o Proteus já pode ser usado normalmente.

Informações sobre o download

  • Nome: Proteus
  • Versão: 8.11 SP2
  • Fabricante ou desenvolvedor: LabCenter Electronics
  • Tamanho do arquivo: Aprox. 500 mb
  • Formato: Download compactado em formato RAR, basta descompactar.
  • Servidor: Google Drive

Download “Proteus” view – Baixado 78 vezes – 65 KB