Conheça o TC – Transformador de corrente – Suas aplicações, funções, etc..

Autor(a):

Transformadores de correntes, ou TC, são transformadores destinados a medir o elevado fluxo das correntes dos barramentos e linhas de alimentações com isolação adequada à classe de tensão instalada.
São utilizados para redução da corrente a valores baixos (1 ou 5A) com as seguintes finalidades:
• Promover a segurança do pessoal
• Isolar eletricamente o circuito de potência dos instrumentos
• Padronizar os valores de corrente


O TC, como qualquer outro transformador elétrico, possui bobina primária, bobina secundária e o núcleo de ferro silício.
Em sua construção, a bobina secundária é enrolada em um núcleo tipo carretel, que enlaça o fluxo da corrente gerada no campo magnético, proveniente da corrente circulante na bobina primária que, por sua vez, corta ortogonalmente este núcleo, transferindo a ele um fluxo de magnético proporcional a corrente da carga, porém com a isolação adequada a sua classe de tensão.
A corrente primária induz no núcleo um fluxo com baixa diferença de potencial, porém proporcional a corrente da carga.
Uma pequena parcela deste fluxo (<5%) é gasta para induzir no núcleo a corrente proporcional à do primário.
Um amperímetro tipo alicate, é o exemplo mais simplório, onde o cabo ou barra em medição atua como enrolamento primário de um TC.

Esquema de um alicate amperímetro

As normas Americanas e Europeias, assim como a ABNT, conservam padrões únicos para as especificações de exatidão, níveis de corrente secundária e potências de núcleos de forma a unificar as aplicações e fabricações dos instrumentos de medição e proteção construídos para conexões secundárias nas faixas de 0 a 1A ou 0 a 5A.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.